Alunos que estão no 9º ano e pretendem cursar o Ensino Médio nas principais escolas técnicas e/ou militares;
Institutos Federais e SESC
Geralmente quem entra tem opções de fazer o ensino técnico INTEGRADO, o ensino técnico CONCOMITÂNCIA EXTERNA, ou o SUBSEQÜENTE.
O integrado é para alunos que concluíram o ensino fundamental, ou seja, estudou até a 8ª série; No integrado, o aluno faz o ensino médio normalmente pela manhã e faz o curso técnico a tarde.
A concomitância externa é para quem já concluiu o 1° ano do Ensino Médio; E neste, apenas é fornecido o curso técnico.
E o subsequente é para quem já concluiu o Ensino Médio, e então tem a opção de fazer um curso técnico.
Para poder estudar lá, é necessário pagar uma taxa de inscrição e passar em uma prova de seleção.
Colégio Naval
O Colégio Naval tem o propósito de preparar e selecionar alunos para ingresso na Escola Naval.
Para a consecução do seu propósito, cabem ao CN as seguintes tarefas:
I – assegurar, ao aluno, preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval;
II – incentivar o aluno para a carreira naval.
Em situação de mobilização, conflito
estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem ao CN as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e aquelas emanadas pelo Diretor de Ensino da Marinha (DensM).
EPCAr
Escola de Aviadores
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.
Para o ingresso, dentre outras atribuições, o candidato deve ser Brasileiro Nato, não ter menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro de 2013.
COLÉGIO MILITAR
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.