PRÉ-MÉDIO

NÍVEL: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Alunos que estão no 9º ano e pretendem cursar o Ensino Médio nas principais escolas técnicas e/ou militares;

▶ Institutos Federais e SESC
Geralmente quem entra tem opções de fazer o ensino técnico INTEGRADO, o ensino técnico CONCOMITÂNCIA EXTERNA, ou o SUBSEQÜENTE.
O integrado é para alunos que concluíram o ensino fundamental, ou seja, estudou até a 8ª série; No integrado, o aluno faz o ensino médio normalmente pela manhã e faz o curso técnico a tarde.
A concomitância externa é para quem já concluiu o 1° ano do Ensino Médio; E neste, apenas é fornecido o curso técnico.
E o subsequente é para quem já concluiu o Ensino Médio, e então tem a opção de fazer um curso técnico.
Para poder estudar lá, é necessário pagar uma taxa de inscrição e passar em uma prova de seleção.

▶ Colégio Naval
O Colégio Naval tem o propósito de preparar e selecionar alunos para ingresso na Escola Naval.
Para a consecução do seu propósito, cabem ao CN as seguintes tarefas:
I – assegurar, ao aluno, preparo intelectual, físico, psicológico, moral e militar-naval;
II – incentivar o aluno para a carreira naval.
Em situação de mobilização, conflito

 estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem ao CN as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e aquelas emanadas pelo Diretor de Ensino da Marinha (DensM).

▶ EPCAr
Escola de Aviadores
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio.
Para o ingresso, dentre outras atribuições, o candidato deve ser Brasileiro Nato, não ter menos de 14 (catorze) nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro de 2013.

▶ COLÉGIO MILITAR
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.